CANUDOS DE PLÁSTICO: FIM INEVITÁVEL

Olá! Você sabia que os canudos de plásticos demoram cerca de 200 anos para se decompor?

O fim dos canudos plásticos é inevitável por causar muitos problemas ao meio ambiente. Pense em alternativas na sua casa para deixar de usá-los!

1 - Beba diretamente no copo
2 - Canudos de Papel
3 - Canudos de vidro
4 - Canudos de metal
5 - Canudos de silicone
6 - Canudos de bambu

Além do canudo de papel, existem várias opções que já estão sendo comercializadas, como o caso dos canudinhos de bambu, o canudinho de inox e o de vidro — Foto: Marcos Serra Lima/G1
Créditos: G1

Por que o canudo de plástico virou o inimigo número 1 do meio ambiente

De grandes corporações, como Starbucks e McDonald's, passando pelo Rio de Janeiro e pela Escócia, muitos elegeram os canudos como o primeiro vilão do meio ambiente a ser combatido

Canudos plásticos (Foto: Pixabay)
Crédito: Pixabay

Banir o consumo de canudos de plástico se estabeleceu como uma tendência praticamente irreversível em 2018. A rede de cafeterias Starbucks anunciou ontem (09/07) que vai deixar de usar canudos de plástico em lojas de todo o mundo até 2020, evitando o consumo de mais de um bilhão de canudos. A rede de fast food McDonald's também anunciou recentemente que deixará de usar o apetrecho em lojas do Reino Unido e da Irlanda. Governos também entraram na discussão, com vetos no Rio de Janeiro, Escócia e Reino Unido. A importância do tema poluição ambiental é claro, mas fica a dúvida: por que exatamente o canudo plástico?


Longe de ser o principal problema quando o assunto é poluição por plásticos, o canudo funciona como uma "porta de entrada" para discussões mais profundas – e, por ser um item dispensável no consumo diário, pode ter um apelo mais significativo.

Os números impressionam: só nos Estados Unidos, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente, de acordo com uma pesquisa do governo. O Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos. Caso o consumo de plástico siga no mesmo ritmo de hoje, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.

Outro dado importante vem de uma pesquisa publicada pela revista científica Science em 2015. Pesquisadores descobriram que a humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano - e um valor entre 4,8 milhões e 12,7 milhões de toneladas chega aos oceanos.

A expectativa dos ativistas é que, ao chamar a discussão para os canudos plásticos, os consumidores se conscientizem e deixem de utilizar outros materiais de uso único, como sacolas e garrafas - que são responsáveis por índices de poluição maiores.

Dune Ives, diretora-executiva da Lonely Whale, organização que liderou o movimento de proibição de canudos em Seattle, afirmou à Vox que o debate representa um primeiro passo importante para que as pessoas se sintam instigadas a fazer perguntas mais importantes sobre o uso de plástico.

Os resíduos plásticos nos oceanos são danosos para a vida animal. Um exemplo de fato que traz essa conscientização às pessoas foi um vídeo que viralizou em 2015. Hoje com mais de 30 milhões de visualizações (abaixo), ele mostra uma tartaruga marinha sofrendo enquanto um biólogo tenta retirar um canudo preso na cabeça do animal.

Além de causar danos físicos a animais, o plástico, quando nos oceanos, pode liberar elementos químicos, que são cancerígenos e podem causar distúrbios hormonais. Um estudo concluído recentemente descobriu ainda que o lixo plástico pode aumentar a imunidade de corais a doenças, causando sérios danos.

Em escala global, os canudos plásticos representam cerca de 0,03% dos resíduos desse tipo de material, informou a Bloomberg. Segundo o Relatório de Limpeza Costeira de 2017 da Ocean Conservancy, o lixo mais comum encontrado nas praias são os cigarros, seguidos por garrafas plásticas, tampas de garrafas, envoltórios e sacolas.

Comentários

  1. Eu já sabia que tinha sido banido e fiquei super feliz. Porque as pessoas tem o costume de usar 2/3 canudos de plástico, depois simplesmente descartam no chão sem pensar nas consequências. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Eu to super ansiosa para os canudos de plásticos serem banidos de vez. Vai ser um enorme passo para a sustentabilidade já que a galera usa tanto canudo no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os canudos são bem poluentes. Tenho visto uns de vidro super resistentes e personalizados... acho que vou aderir!

    ResponderExcluir
  4. Com tantas opções de canudos mais ecológicos vale super a pena banir o uso de canudos de plastico já que eles são super poluentes, o meio ambiente agradece essa mudança

    ResponderExcluir

Postar um comentário